
Hoje venho apresentar a você , leitor do Jogos Gamers , uma das melhores Engines brasileiras que eu , particularmente , já vi . O nome dela é Ploobs Engine como você viu no titulo e foi desenvolvida com um projeto de formatura de engenharia da Computação na universidade de Sao Paulo (POLI-USP) e
recebeu menção honrosa da universidade por ser um dos melhores projetos de
formatura na área de computação em 2010. E chegou a um nível que seu principal criador , Thiago Dias , quiz mostrá-la ao mundo e nós estamos aqui colaborando com isso .
Como foi desenvolvida ?
Foi desenvolvida em XNA 3.1, C# .Net 3.5 e HLSL " O framework construído é bastante extenso, sendo constituído de diversos módulos responsáveis pelas tarefas mais comuns utilizadas em jogos como: Controle de Entrada, Simulação Física, Renderização Gráfica, Inteligência Artificial e Controle de Recursos."
Quais as principais funcionalidades ?
- Deferred Render com suporte a Bump Map, Specular Map, Glow Map e Paralax Map (técnicas usadas para simular materiais e aumentar o realismo dos jogos)
- Sistemas de partículas
- Simulação física
- Som 3D e 2D
- Luzes Dinâmicas com Sombra
- Animação por ossos (Bone Animation)
- Terrenos e Vegetação
- Reflexão e Refração em Tempo Real
- Diversos algoritmos clássicos de Inteligência Artificial
O que isso quer dizer ?
Quer dizer que temos uma Engine nacional , tão boa quanto as internacionais , fazendo com que o Brasil cresca muito mais no mundo dos games. "Temos uma grande variedade de Efeitos e uma grande qualidade visual , estamos na vanguarda. A maioria das empresas de jogos usam/pagam por engines estrangeiras, nossa idéia é mudar um pouco isto.
Nao temos nenhum fim lucrativo, a engine é completamente opensource. Nossa
idéia é difundir a computação gráfica em jogos, mostrar que é possível
fazer um engine nacional (e nao ser mais um projeto legal abandonado em uma
gaveta !!! )"
Veja imagens da Engine :
A equipe tem 4 integrantes , inclusive um deles é norte americano , e eles estão trabalhando duro em 3 frentes no momento :
•Portando a Engine para XNA 4.0 (70% concluido)
•Desenvolvendo um TechDemo (Com a finalidade de mostrar diversos efeitos juntos, com alta qualidade, nossos demos ate entao sao de funcionalidades, que mostram cada uma das nossa features individualmente, priorizando o entendimento, nao a parte grafica )
•Integrando ainda mais a Engine com o 3DS MAx (Uso de Constraints Fisicos)
O projeto é completamente Opensource , então se você quiser ajudar e participar da equipe entre no forum e site ( links abaixo) . A equipe também faz tutorias ensinando computação gráfica , além de tirarem duvidas no forum .
Vale a pena colaborar com esse pessoal e principalmente ficar de olho nas novidades . Qualquer coisa estaremos postando aqui no site ;)
Links
Site do projeto: http://ploobsengine.codeplex.com/DLL, Documentação e Tutoriais: http://sourceforge.net/projects/ploobsengine/files/V0.1/
Fórum: ploobs.com.br/forum
Twitter : @ploobsengine
Blog : ploobs.com.br
E-mail : contato@ploobs.com.br
Divulgue você também o projeto e entre em contato com eles para saber mais .
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