9 de agosto de 2011

Relembrando consoles - Xbox Original



Começamos uma nova série de especiais aqui no Jogos Gamers e o tema dessa não poderia ser mais interessante : Relembrando consoles ! Falaremos de diversos consoles que foram muito utilizados e que hoje possuem (ou não ) uma versão mais recente . Para abrir esse novo especial  começamos com o Xbox original , o primeiro . Iremos comentar as especificações técnicas , além de falar um pouco dos jogos mais famosos !
Veja tudo Clicando em continue lendo .





Relembrando Xbox -

O Cenário de entrada do Xbox foi o seguinte : Ano 2001 . A Sony estava no topo com seu console Playstation 2 e a Nintendo acabara de entrar na briga lançando o GameCube e a gigante da informática não poderia ficar de fora dessa briga e lançou seu primeiro console chamado XBOX !

O Console foi apresentado primeiramente na Game Developers Conference  de 1999 e seu nome inicial seria DirectXbox , para ressaltar o quanto o console utilizava o DirectX , porém até o lançamento oficial americano que ocorreu em 15 de Novembro de 2001 o nome ficou Xbox !

O design não tinha igual , uma caixa preta , sem duvida nenhuma , com um grande X no topo , te lembrando o nome do console XBOX - CAIXA X ! No lançamento a Microsoft afirmava ser o melhor console e mais poderoso já lançado até então , a campanha de lançamento do Xbox foi uma das mais caras e bem sucedidas da história, isso contribuiu para o rápido esgotamento das primeiras unidades colocadas no mercado .




Menu [Vídeo]


Inside X

O Xbox parecia um computador , por dentro é claro , já que não acompanhava mouse ou teclado. Os seus componentes traziam orgulho para os desenvolvedores , que tiveram tempo de sobra para assistir aos erros e acertos dos concorrentes e fazer um console superior .. :


  • Um microprocessador Intel Pentium III de 733-megahertz (MHz) modificado com um barramento de transferência de 6,4 gigabytes por segundo (GBps).
    O Xbox possuia as maiores velocidades de processo entre os vídeo games. Para uma comparação, o PlayStation 2 tinha um processador de 300 Mhz e um barramento máximo de transferência de 3,2 GB por segundo. O GameCube da Nintendo tinha um processador de 485-MHz e uma taxa de barramento de 2,6-GB.
    Um processador de gráficos 3D de 250 MHz  da Nvidia (em inglês), que pode processar mais de 1 trilhão de operações e 125 milhões de polígonos por segundo.
  • Os polígonos são as unidades de construção das imagens gráficas 3D. Aumentar o número de polígonos resulta em imagens mais detalhadas e precisas. O processador gráfico também suporta as resoluções altas de 1920x1080 pixels. Ao comparar, o PlayStation 2 tem um processador gráfico de 150 MHz e produz 70 milhões de polígonos por segundo. O GameCube tem um processador gráfico de 162 Mhz e produz 12 milhões de polígonos por segundo. Deve-se destacar que essas são projeções teóricas para as velocidades máximas - é improvável que seu sistema vai atingir esse limite. A projeção da Nintendo é considerada um número mais realístico para seu console.
  • Um processador de áudio 3D que comporta 256 canais de áudio e codificação AC3 Dolby.
  • Um drive de 8 GB instalado (um drive de disco rígido instalado permite que os jogos comecem mais rápido).
  • A memória unificada de 64 MB, que os projetistas do jogo podem alocar para a unidade de processo central e unidade de processo gráfico quando necessário (isso torna o Xbox mais flexível para os criadores e desenvolvedores).
  • Um processador de comunicações de mídia (MCP), também da Nvidia, que é capaz de conexão banda larga, e um ethernetinstalado de 10/100 Mbps (megabits por segundo), que lhe permitia usar seu modem ou DSL para jogar on-line.
    Em 15 de novembro de 2002, o serviço de jogos do Xbox on-line foi ativado. Isso requeria uma conexão banda larga e US$ 49,95 de assinatura para Xbox Live. 
  • Outras características do Xbox incluíam:
    • 5X drive de DVD com filme playback (funcional com extra de kit de filme playback);
    • 8 MB memória removível;
    • 4 portas de controlador de jogos (um controlador acompanha a unidade);
    • suporte a HDTV;
    • porta de expansão;

Jogos 

Qualquer console além de poder gráfico precisa de jogos bons para fazer o nome e com o Xbox não poderia ser diferente. Separamos alguns dos jogos mais vendidos e famosos do console para comentar um pouco:

Ninja Gaiden

A primeira versão remodelada em 3D do famosos jogo Ninja chegou ao Xbox em 2004 e foi um sucesso. O jogo impressionava pelos gráficos , batalhas épicas , ótimo sistema de controles e uma boa história. O jogos ganhou continuações para os consoles da outra geração .


Halo e Halo 2 

Halo é a franquia de maior sucesso dos dois consoles - Xbox e Xbox 360. Halo 2 foi o jogo mais vendido do Xbox origianl com cerca de 8 milhões de cópias vendidas e um lucro de 100 milhões de dólares em apenas um dia. Com uma jogabilidade em primeira pessoa , halo trouxe alienigenas para as telas do mundo, com uma história detalhada e uma guerra eletrizante .


______

Então é isso aí pessoal , esse foi um especial falando um pouco sobre o Xbox original , o primeiro , se você gostou comente, dê sua sugestão para os próximos especiais e continue acompanhando os próximos capitulos . 

Siga-nos no twitter !


Obrigado !

Próximo  capitulo - Relembrando DreamCast !
Fontes : HowStuffWork and Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São poucas regras pra area dos comentários .

1 - Não é permitida divulgação de links , para isso use a opção Nome/url na hora de postar . Se você colocar um link no seu comentario ele será sumariamente excluido :D

2 - Quer fazer parceria ou anunciar ? use o formulario de contatos . Não responderei por comentários .

3 - Respeito com os outros usuarios é essencial.