14 de setembro de 2010

Saiba mais sobre a Hepatite C



Você já deve ter ouvido falar da Hepatite C , mas nunca demonstrou grande interesse na doença , as vezes você nem sabe o modo de contrair a doença , muito menos sabe o que essa doença pode causar . Essa doença pode estar na sua família , ou até mesmo em você ! Conheça mais sobre essa doença silenciosa que pode matar .



O que é Hepatite C ?


Hepatite C é uma inflamação do fígado causada devido ao vírus HCV . E a maior responsável pelos transplantes de fígado .

O que ela tem de diferente da Hepatite A  e  Hepatite B  ?

A Hepatite C ( diferente das hepatites A e B ) não apresenta sintomas   e quando os sintomas aparecem pode ser que o estrago no fígado já tenha sido feito, ou seja , é uma doença quase imperceptível . Muitos só a descobrem quando vão fazer exames de sangue por outros motivos , como , doação de sangue etc. ou a descobrem  décadas após terem sido contaminadas , geralmente quando já apresentam quadros de câncer no fígado e cirrose . ATENÇÃO - A Hepatite C não deixa as pessoas com olhos e unhas amarelas , na maior parte do tempo a doença é sem sintomas  .

Como eu pego a Hepatite C ?

A Transmissão da doença é através do sangue . Pode ocorrer com o compartilhamento de seringas para drogas injetáveis , uso de  materiais mal esterilizados ( na Manicure , no dentista, na hora de fazer a tatuagem ou até em hospitais )  ou em casos mais raros através do cordão umbilical , passando de mãe pra filho ( cerca de 5% dos casos ) . Hoje em dia são mais raros os casos de Hepatite C transmitidas através de transfusão de sangue , porém se você ou alguém que você conhece fez transfusão de sangue antes de 1992 é possível ter contraído o vírus . A transmissão pelo sexo quase não existe ( saiba mais clicando aqui )

Ai meu Deus , como eu faço pra saber se eu tenho Hepatite C ?

A Hepatite C é detectada através do exame anti-HCV e pode ser realizado em qualquer hospital , seja público ou seja particular . O exame é obrigatório quando se doa sangue .

Tem tratamento ?

Sim , porém como se trata de uma doença , muitas vezes sem sintomas , o tratamento só é realizado em casos mais graves .

Tem cura ?

Os números de cura , quando a hepatite C já é cronica , estão subindo a cada dia . 15 a 30% das pessoas infectadas apresentam cura espontânea .

Como eu faço para NÃO adquirir a doença ?

Evite contato com sangue de pessoas contaminadas . Preste atenção nos instrumentos utilizados pela sua manicure ( de preferencia leve seu próprio kit ) , pelo seu dentista e quando for fazer a sua tatuagem . Perguntar não dói nada , além disso escolha bem o local onde for fazer esses procedimentos .




O que eu faço agora ?

Faça um exame de sangue no hospital mais próximo de você . Hospitais públicos também realizam o exame . PREVINA-SE . E agora que você já sabe sobre a doença , avise aos amigos , pois como diz o ditado : Quem avisa amigo é !       -    Pergunte ao seu médico !

Onde eu encontro mais sobre o assunto ?

Vários sites falam sobre o assunto , até mesmo matéria em revista famosas já foram lançadas ! Seguem os links :

http://www.animando-c.com.br/p/conhecendo-hepatite-c.html

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/tutuagens-podem-aumentar-o-risco-de-contrair-hepatite-c

http://www.animando-c.com.br/2009/04/hepatite-no-salao-de-beleza.html

www.animando-c.com.br






Se divertir com videogames fica melhor quando estamos saudavéis !


Referências :
www.animando-c.com.br
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?230

Um comentário:

  1. Obrigada por você ter juntado-se a nós nesse alerta da hepatite C.

    A desinformação impede que as pessoas tenham o diagnóstico precoce e, consequentemente, chances de cura.

    Obrigada por utiizar seu blog para dar a elas essa chance!


    Boa sorte no concurso!

    Abraço,
    Flor

    ResponderExcluir

São poucas regras pra area dos comentários .

1 - Não é permitida divulgação de links , para isso use a opção Nome/url na hora de postar . Se você colocar um link no seu comentario ele será sumariamente excluido :D

2 - Quer fazer parceria ou anunciar ? use o formulario de contatos . Não responderei por comentários .

3 - Respeito com os outros usuarios é essencial.