26 de junho de 2010

Afinal os videogames influenciam ou não na vida real ?

jogando

 

Já sabemos que a maioria dos estudiosos e especialistas dizem que sim . Passar longos períodos do dia jogando um jogo de violência extrema mexe com a consciência da criança ou adolescente ( as vezes adultos ) e faz com que esses pratiquem crimes hediondos , simplesmente para reproduzir o que foi visto e jogado .

 

Acontece com todos os jogos ?

Não e sim . Temos relatos que jovens que simplesmente entraram em faculdades e cinemas e atiraram em todos os presentes no ambiente , reproduzindo um jogo jogado anteriormente , isso porque esses jovens se viciaram em jogos como Conter Strike , Grand Theft Auto  e jogos do gênero de tiro . Mas não vemos nenhum jovem saindo por aí batendo em todo mundo só pra imitar o jogo Street Fighter IV , não é verdade ? Porém temos acontecimentos de pessoas que simplesmente decidiram dirigir como no jogo Need for Speed , ou gente que decidiu roubar carros e viver um GTA da vida real , mas a pergunta aqui é outra , você se acha influenciado pelos games ?

 mv3

Fatos :

 

“- O estudante de medicina Mateus da Costa Meira, que em

Novembro de 1999 estava com 24 anos, disparou tiros de

submetralhadora numa platéia de 40 pessoas que assistia

ao filme "Clube da Luta" num cinema do Morumbi Shopping,

em S.Paulo. Meira repetiu exatamente as mesmas

seqüências que verificamos no game Duke Nuken. Desde a

entrada no cinema, no banheiro, a escolha e regulagem da

arma, enfim tudo é uma infeliz repetição na vida real do

que ele via nas cenas do game. Em sua casa foram

encontradas dezenas de provas que Mateus da Costa Meira

era viciado além do Crack e Cocaína, em games, dos quais

fazia pirataria para conseguir algum dinheiro. Final

Trágico: 3 mortos e vários feridos.(Folha de S.Paulo/O

Estado de S.Paulo-05/11/99)”

 

“- Keith Flaig, de 14 anos, apanha uma faca de caça

guardada em um armário e rasga a garganta de Nicholas

Watts, seu melhor amigo. Logo após, pega uma pistola

calibre 20, no porão da casa, e atira na irmã de

Nicholas, de 10 anos. Depois vai a procura da mãe do

garoto e desfere-lhe um tiro fatal no rosto. Por último,

Keith coloca a arma na boca e se suicida. Parece mais um

enredo de videogame, mas, infelizmente não é. Esta

história violenta e cruel não tem nada de fantasia. O

crime ocorreu em Portland, uma cidade pacata nos EUA. A

polícia, depois de vasculhar toda casa, só encontrou uma

pista: o computador com o game macabro que os

adolescentes 'brincavam'...(Revista Veja-24/01/96).”

______

Esses são apenas dois exemplos dos diversos crimes que são influenciados por games , e como você pode ver não são apenas crianças que reproduzem os jogos , adultos também são influenciados .

 

Mas o problema que vemos analisando todos os casos , é que os pais precisam controlar seus filhos .

Hoje basta você ir a qualquer lan house próxima a sua casa que você encontra varias crianças desacompanhadas , jogando shooters geralmente com classificação indicativa para maiores de 18 anos . Se os pais prestassem mais atenção no que os filhos estão jogando , com certeza , metade desses crimes não seriam cometidos .

 

Governo

 

O Governo tenta tomar medidas para prevenir que esses tipos de crimes aconteçam , a mais popular a é classificação indicativa , onde se classifica pelo nível de violência e nudez presente no jogo a idade que ele melhor se encaixa ( Livre , Teen [Adolescentes] , Mature [ Maior de 18 anos ] etc. ) .

 

Além disso alguns países , como o Brasil , tomam medidas mais drásticas e proíbem a distribuição do jogo dentro do território do país . Essa medida , quando tomada , gera grandes controvérsias , já que muitos acreditam que os games não influenciam as ações dos jogadores , e se influenciam a culpa é dos país que deveriam tomar conta dos filhos .

 

A Realidade

Se você tem uns 20 anos e mora sozinho , você acha que se você jogar 1 hora de Call of Duty  você vai sair por aí matando todo mundo ? obviamente isso não acontece. Então o que explica esses crimes ? geralmente os crimes são cometidos por pessoas que apresentação algum distúrbio mental , ou são viciadas em drogas , que são famosas por tirar a pessoa da realidade .

 

A Realidade é que se jogados com consciência e com um período saudável , os jogos são inofensivos e nada mais trazem do que diversão e entretenimento . Não podemos generalizar e dizer que os jogos em geral fazem mal a saúde ou influenciam de fato na vida das pessoas, até porque não existem apenas jogos violentos ou sangrentos , existem hoje em dia , jogos educativos , esportivos e até jogos que exercitam a capacidade cerebral . Vamos jogar com consciência e os pais tem que prestar mais atenção nos filhos .

 

Não vamos permitir que a indústria de games seja manchada pela atitude irresponsável de alguns . Vamos jogar , se divertir , mas tudo isso  com consciência do que fazemos !

 

 

E o que você acha ! Diga ,

Você acha que os jogos de fato influenciam na vida real ?