28 de maio de 2010

Prince of Persia - Forgotten Sands, um pouco sobre a versão de PSP



Prince of Persia -Forgotten Sands-Plataforma : PSP ( Playstation Portable )











Acho que todo sujeito que joga videogame tem um ódio especial por tudo quanto é filme baseado em jogo. Pelo meu amor incondicional a Resident Evil e Silent Hill, são esses os filmes que mais detesto. Mas tenho que assumir, com uma dor imensa que quase me corrói o âmago, que estou esperando ansiosamente pelo filme do Prince of Persia. Sério. Esse parece que vão acertar a mão. Espero que minha língua não seja mutilada pelas fileiras de dentes que a cercam quando estiver diante da obra na sala de projeção.



Anyway, a boa e velha Ubisoft, que todos conhecemos e amamos (ham... quê?!? Essa empresa cada vez mais safada que gasta mais tempo com ports de um jogo pra todas as plataformas existentes do que com a qualidade do jogo em si) lança um novo Prince of Persia para aguçar os ânimos e hormônios para o rebento que, de forma disciplinada, aguarda o longa. Forgotten Sands me parece cretino de início. Especialmente porque soube que lançaram um greatest hits do Sands of Times para ps2 com a MESMÍSSIMA capa do Forgotten Sands, só alterando o subtítulo! Ridículo. Ubisoft, você é ridícula. Não toque em meu precioso Sands of Time. Amo Sands of Time, amo Rayman, amo Beyond Good and Evil. E é isso.

Bom, voltando ao jogo... e aquela fonte do subtítulo?! Meus deus, arial narrow em vermelho? Deprimente... mas chega, ao jogo, enfim! Peguei a versão de PSP, depois de ver gameplays de todas as versões. Que surpresa tive, ó caros mancebos primatas! Nem quero ver as outras versões, que sem dúvida devem ser um jogo de plataforma medíocre com um sistema de batalhas de dar ânsia.

Mas não, caros, não a versão de PSP! Se você é fã de Prince of Persia clássico (sim, aquele 2d de 386 que ganhou um remake MARAVILHOSO para SNES), não pense duas vezes e agarre essa versão e esqueça as outras. Jogabilidade 2d com funcionais gráficos 3d. Dificuldade delícia, elementos da nova série muito bem incorporados (correr pela parede, acelerar ou retardar elementos do cenário, como plataformas, serras giratórias, espetos, moinhos e jatos de areia - que se transformam em vidro e podem ser usados como apoio para se alcançar novos lugares) e por aí vai. Mas, claro, que tem que ter a merda: a batalha é fácil, cretina e sem propósito de existir. Pra quê, sério? Que mantivessem puramente de plataforma, onde se encontra o real desafio do jogo, a real sensação de estar dominando todos os elementos da jogabilidade e superando os complicados puzzles que vão aparecendo um atrás do outro. Refinado nesse aspecto, porquíssimo nas batalhas.
Forgotten Sands de PSP é uma grata surpresa. Talvez o fato da expectativa ser zero tenha ajudado minha imersão de início, mas isso não importa. O que importa é que é um jogasso de plataforma e que merece sua atenção, ó jogador bon vivant.

Pontos Positivos

- Excelente jogabilidade no que diz respeito aos elementos de plataforma;
- Gráficos eficazes, apesar de cenários repetitivos;
- Músicas discretas mas que mantém o nível e clima da série.

Pontos Negativos

- Péssimo sistema de batalha. Até mesmo os chefes (com exceção do último) deixam a desejar;
- Sistema de save terrível, especialmente se levado em consideração o fato de tratarmos de um jogo portátil (o jogo é dividido por fases, só salva ao final de cada uma e algumas delas são longas e difíceis. Como dificilmente jogo videogame portátil em casa, várias vezes tive que desligar o PSP no meio de alguma fase, perdendo tempo de jogo);
- História que só está lá por estar: enredo fraco e poucas novas personagens. Helem é o que faz o enredo fluir e Ahihud é um vilão interessante, mas nada que vá muito além disso;
- Curto e sem muitos extras.