14 de maio de 2010

Alan Wake - Analise


Alan Wake 
Plataforma : Xbox 360

Desenvolvedora : Remedy 








Alan Wake já chegou com um grande peso nas costas devido ao longo tempo de produção .

Alan Wake demonstra como a industria de videogames está amadurecida , podendo até ultrapassar grandes obras cinematograficas , mas ao mesmo tempo Alan Wake peca em alguns detalhes , fazendo com que fique abaixo do que se esperava com tanto tempo de desenvolvimento .

O Jogo em si tem uma tematica muito boa , lembrando filmes de Stephen King e até mesmo uns episodios de Arquivo X , e isso é muito bom , pois prende o jogador em uma atmosfera surreal .

Alan é um conhecido escritor que viaja com a sua esposa para Brigth Falls , uma cidade ficticia , mas que é rica em detalhes . A Remedy até criou um site oficial da cidade .



Alan Wake e sua esposa Alice estão assim de férias. Alan está a um bom tempo sem escrever devido a um ''Branco'' e queria esqueçer deste bloqueio nessas férias . Embora queira passar despercebido, toda a cidade parece conhecer Alan Wake, o famoso escritor. A sua mulher, Alice, tem um medo mórbido do escuro, não conseguindo mexer-se quando as luzes se apagam, entrando num pânico de bloqueio. Alan e Alice ficam numa casa, mesmo ao pé de um enorme lago, tudo parecia perfeito, longe da civilização, em busca da paz. Mas nesse momento Alice desaparece, entre gritos e barulho Alan procura-a, mas sem qualquer resultado. Começa aqui a nossa procura pela mulher amada.



                     Gostamos 
                                                   Foi Bom

Com o já foi dito acima , Alam Wake tem uma ambientação fantastica, a ponto de você se sentir imerso no  jogo .  Os efeitos de Luz , a ambientação da floresta , tudo isso foi muito bem pensado e desenvolvido nesses longos anos.  A Historia também teve uma boa desenvolvida , apesar de não ser uma historia inédita , os desenvolvedores conseguiram passar emoção e envolvimento.

                      Não Gostamos 
                                                 Pegou mal 


Alan Wake teve varios defeitos , mas os defeitos ficam maiores ainda devido as expectativas geradas sobre ele . O jogo foi atrasado e adiado tantas vezes que parecia que o resultado final seria o melhor jogo do mundo . Mais não foi. A Repetitividade é muito grande . Fazemos as mesmas coisas do começo ao fim do jogo . A Falta de puzles , de enigmas e até mesmo de decisões tornam o jogo monotono em certos ponto .

As munições e baterias para lanternas se encontram em lugares ridiculos , se você tivesse que abrir alguma porta para encontrar munição , mas não , nem isso você precisa , essa falta de desafio só piora a situação .


                        Conclusão 
                                                                   Vale a pena ?


Alan Wake é um jogo regular . Para um jogo que ficou tantos anos em desenvolvimento , por uma empresa como a Remedy e ainda sendo um exclusivo para o Xbox 360 , Alan Wake poderia ter sido melhor . A ambientação é demais , a historia é legal , mas e o desafio ? cade as decisões ? Enfim eu recomendo Alan Wake se você não tiver grandes expectativas sobre o jogo . Não pense que ele esta na altura de Heavy Rain .


Nota Final : 8/10